Ok, aposto que não sou o primeiro a ter esta ideia, mas não consegui encontrar um tópico relevante, então estou a começar um aqui...
Vou começar por dizer que posso nunca comprar um destes, mas venho do cenário de afinação da Ford (FocusFanatics) e estou entusiasmado com o Maverick, no entanto. Porquê? Principalmente por causa do seguinte:
Obviamente, ainda não vi um destes pessoalmente, mas aprendi muito sobre a sua transmissão e suspensão, e há uma quantidade surpreendente de coisas que pode mudar assim que o Maverick chegar à sua garagem. Vou reunir uma lista extensa de coisas que gostaria de ver feitas com estas caminhonetes e elaborar sobre cada tópico, com base na minha pesquisa/experiência pessoal a modificar o meu Focus e outros veículos Ford. Aqui vai:
~~~Lista Preliminar de Modificação do Ford Maverick de bwiren13~~~
Não sou responsável por danos incorridos no seu veículo ou em si. Algumas destas modificações podem não ser legais para a estrada; é o único responsável por determinar esse fator. Segurança e meio ambiente vêm em primeiro lugar.
Trem de força/Desempenho: O primeiro passo óbvio. O Maverick vem com um híbrido de 2.5L baseado em Atkinson (apenas FWD) ou um EcoBoost de 2.0L (FWD ou AWD). Para fins de desempenho, vamos ignorar o modelo híbrido e olhar para o EcoBoost.
Suspensão e Manuseio: Para nossa vantagem, embora estranhamente, o Maverick tem muitos fundamentos de hot-hatch. Suspensão Fiesta ST. Motor Focus ST. A lista continua. Precisaremos de colocar as mãos nestas caminhonetes para que possamos comparar peças e encaixes entre os modelos Ford, mas aposto que existe material de reposição para o Fiesta/Focus que se aparafusará diretamente. Essa é a maneira Ford.
Aparência: Existem muitos aspetos do Maverick que eu realmente gosto, como o design quadrado e praticamente toda a traseira. No entanto, não posso ser o único que olhou para a frente e imediatamente se sentiu triste. Simplesmente não é um visual agressivo. Talvez isso não seja importante para si, mas aponta para o facto de que nem todos têm o mesmo gosto. Então, torne o seu Maverick verdadeiramente seu! Há muito que pode fazer cosmeticamente. Aqui estão algumas das minhas ideias:
Isso é quase tudo o que consegui pensar exaustivamente no momento, embora tenha a certeza de que há coisas que não cobri. Se for o caso, deixe uma resposta!
Ansioso para ver que tipo de coisas vocês fazem com os seus Mavericks.
Saudações!
Vou começar por dizer que posso nunca comprar um destes, mas venho do cenário de afinação da Ford (FocusFanatics) e estou entusiasmado com o Maverick, no entanto. Porquê? Principalmente por causa do seguinte:
- É baseado numa plataforma "car-esque" unibody (C2 para ser exato, partilhada com o Escape e o Bronco Sport)
- É alimentado por uma planta EcoBoost de 2.0L opcional que foi refinada ao longo da década anterior.
Obviamente, ainda não vi um destes pessoalmente, mas aprendi muito sobre a sua transmissão e suspensão, e há uma quantidade surpreendente de coisas que pode mudar assim que o Maverick chegar à sua garagem. Vou reunir uma lista extensa de coisas que gostaria de ver feitas com estas caminhonetes e elaborar sobre cada tópico, com base na minha pesquisa/experiência pessoal a modificar o meu Focus e outros veículos Ford. Aqui vai:
~~~Lista Preliminar de Modificação do Ford Maverick de bwiren13~~~
Não sou responsável por danos incorridos no seu veículo ou em si. Algumas destas modificações podem não ser legais para a estrada; é o único responsável por determinar esse fator. Segurança e meio ambiente vêm em primeiro lugar.
Trem de força/Desempenho: O primeiro passo óbvio. O Maverick vem com um híbrido de 2.5L baseado em Atkinson (apenas FWD) ou um EcoBoost de 2.0L (FWD ou AWD). Para fins de desempenho, vamos ignorar o modelo híbrido e olhar para o EcoBoost.
- Mods Físicos/"Bolt-on":
- O 2.0 EcoBoost existe há MUITO TEMPO. Existe uma infinidade de mods possíveis e pré-existentes para este motor numa configuração montada transversalmente. Estes incluem intercoolers, atualizações de turbo, entradas de ar frio, atualizações de downpipe sem catalisador ou com catalisador de desempenho e, obviamente, os escapes personalizados podem ser feitos em qualquer oficina, mas teremos que esperar que empresas como a Borla, etc., façam kits bolt-on.
- Atualizações de desempenho como estas abrirão MUITO potencial para grande potência após a afinação. Todos sabemos que estes motores EcoBoost são robustos desde o início e ADORAM boost. Daí o nome, obviamente.
- Afinação:
- Uma afinação PCM provavelmente não está muito longe, pois já existem toneladas de empresas como 5-Star, Unleashed, Livernois, Mountune, Cobb, etc., a afinar estes motores via SCT ou flashers proprietários. Espero que a transmissão de 8 velocidades seja simples o suficiente para descobrir no firmware da Ford e, esperançosamente, podem ser feitos alguns ganhos de desempenho substanciais apenas através da afinação.
- Normalmente, num Eco de 2.0 sem outras alterações, uma afinação colocá-lo-á em torno de 300 cv/350 lb-ft na cambota, o que deve levá-lo a 60 mph em cerca de 6 segundos (assumindo que o Maverick pesará quase o mesmo que um Fusion EcoBoost AWD de 2.0, a mesma transmissão). Com a quantidade de bolt-ons que já estão disponíveis, as possibilidades são infinitas.
- Trocas de Motor:
- Estes são muito mais simples do que pensa. O 2.0 EcoBoost é externamente idêntico ao 2.3L EcoBoost encontrado no Mustang, Ranger, Focus RS, Explorer e mais (?). O que isto significa: estes motores estão EM TODO O LADO e não deve ter problemas em encontrá-los por um preço baixo em ferros-velhos ou online num futuro próximo.
- O computador e o arnês do 2.0 EcoBoost devem funcionar plug-n-play com o motor 2.3. Obviamente, será necessária afinação para manter o boost seguro e sob controlo, mas, além disso, deve ser uma forma rápida de obter um aumento maciço na potência que não deve fritar o sistema AWD (ou FWD, se assim o desejar).
- Gostaria muito de ver marcas de desempenho como a Hennessey fazerem uma variante de desempenho Maverick (como o VelociRaptor), com uma troca de 2.3L EcoBoost e outras vantagens off-road.
- Trocas de Trem de Força:
- Decepcionado por saber que o Mav não será oferecido em RWD? Bem, o Bronco Sport (a mesma plataforma) tem um sistema AWD com embraiagem dupla e inclinação traseira que apresenta modos GOAT, etc... Não estou a dizer que seria uma troca simples, mas não descartaria esta possibilidade.
- Também pode olhar para Rangers destruídos e considerar converter o Mav para uma configuração de motor montada longitudinalmente (tradicionalmente) com RWD, talvez até baixá-lo. Um "Muscle Maverick", se quiser.
- Também gostaria de ver alguém trocar uma transmissão manual num destes. Um modelo FWD seria provavelmente o melhor, mas sei que pode aparafusar uma caixa de 6 velocidades "MMT6" de um Focus ST diretamente em qualquer EcoBoost. Se seguir a rota montada longitudinalmente, experimente a unidade MT82 do EcoBoost Mustang. O resto deve ser relativamente simples, presumo que o conjunto de pedais do Focus ST ou do Fiesta ST deve aparafusar-se com pouca ou nenhuma modificação necessária. Uma mini-caminhonete manual. Fixe! (o Bronco Sport também vem com uma caixa manual?? Não me lembro, mas pode ser mais fácil se for o caso).
- Atualizações do Trem de Força:
- Refrigeradores de transmissão, refrigeradores de diferencial, respiros/refrigeradores da caixa de transferência, evite que esses fluidos vitais se transformem em Slushee!
- Provavelmente o melhor para uma variante FX4 que será levada para fora de estrada. Obviamente, esta caminhonete ainda não provou o seu valor off-road, por isso estas modificações podem ou não ser aplicáveis. Muito cedo para dizer ainda. Não tenho conhecimento de que nenhum destes exista no momento, mas não seria difícil de fabricar.
Suspensão e Manuseio: Para nossa vantagem, embora estranhamente, o Maverick tem muitos fundamentos de hot-hatch. Suspensão Fiesta ST. Motor Focus ST. A lista continua. Precisaremos de colocar as mãos nestas caminhonetes para que possamos comparar peças e encaixes entre os modelos Ford, mas aposto que existe material de reposição para o Fiesta/Focus que se aparafusará diretamente. Essa é a maneira Ford.
- Suspensão:
- Imagino que, como a suspensão traseira é praticamente de um Fiesta (embora provavelmente consideravelmente diferente na largura da pista), os amortecedores dianteiros também são semelhantes. Provavelmente estou errado, mas alguém deve obter algumas fotos dos amortecedores dianteiros do Maverick postadas para que possamos compará-los visualmente às unidades Fiesta.
- Onde quer ir com a suspensão no seu Maverick depende das suas preferências e necessidades. Se quiser rebaixá-lo e a suspensão do Fiesta servir, pegue em alguns coilovers para um Fiesta ST e mãos à obra! Se precisar de mais distância ao solo, acredito que existe um kit de espaçador de elevação disponível para o Fiesta também, então tentaria essa rota primeiro, mas também são fáceis de fabricar. Essa modificação em particular, tenho certeza de que em breve veremos no mercado de reposição.
- Barras estabilizadoras:
- Para estabilidade, como o Mav provavelmente tem uma largura de pista exclusiva para o Fiesta, as barras estabilizadoras terão que ser feitas sob medida ou adaptadas de modelos como o Bronco Sport ou talvez o Ranger. Tenho a certeza de que serão semelhantes e, se forem, isso ajuda no caso de nunca serem feitas barras de reposição especificamente para o Maverick.
- As buchas são em grande parte de design universal e já amplamente disponíveis de empresas como Energy Suspension e Prothane. Tudo o que precisa é de uma ideia geral de como são as buchas e do diâmetro da barra.
- Barra de suporte:
- Como este é um carro unibody no fundo, haverá flexão da torre do amortecedor. Isso provavelmente não o preocupará na maioria das aplicações, mas se estiver a rebaixar o seu Maverick para ser uma caminhonete de rua ou a levantá-lo para corridas Baja ou apenas para proezas off-road, uma barra de suporte será fundamental para fornecer resistência e rigidez ao chassis. Espere vê-los no mercado de reposição provavelmente muito em breve. Espero não comer essas palavras, pois esta seria uma boa atualização para alguns. Pelo menos são fáceis de fabricar.
- Travagem:
- Alguém terá que dar uma olhada mais de perto do que eu posso fazer na Internet, mas, dependendo da robustez dos travões Maverick padrão, pode haver algumas alternativas bolt-on se precisar de mais "parada". O primeiro lugar que eu procuraria é o Bronco Sport, especificamente a edição Badlands, que acredito ter travões atualizados. Talvez o Explorer ou o Ranger também?
- Outros Reforços Unibody:
- Para aqueles que procuram extrema resistência nas suas caminhonetes unibody, a adição de travessas aparafusadas por baixo do unibody, bem como reforços da calha da estrutura, não só endurecerá um pouco as coisas, mas também fornecerá um pouco de peso extra onde a tração é necessária (se instalado para trás no veículo). Não sou um grande fã de caminhonetes, então não estou 100% certo de como isso funciona para os off-roaders por aí, mas presumo que os mesmos princípios dos carros de desempenho/pista se aplicam.
Aparência: Existem muitos aspetos do Maverick que eu realmente gosto, como o design quadrado e praticamente toda a traseira. No entanto, não posso ser o único que olhou para a frente e imediatamente se sentiu triste. Simplesmente não é um visual agressivo. Talvez isso não seja importante para si, mas aponta para o facto de que nem todos têm o mesmo gosto. Então, torne o seu Maverick verdadeiramente seu! Há muito que pode fazer cosmeticamente. Aqui estão algumas das minhas ideias:
- Rodas:
- Logo de cara, TODAS as rodas disponíveis evocam uma vibração suave, orientada para a cidade, "grocery-getter". E é praticamente assim que a Ford está a comercializar o Maverick, mas se o estiver a modificar de alguma forma, claramente vê o potencial aqui. Não tenho a certeza, mas apostaria que o padrão dos parafusos é 5x108, pois a Ford usa isso em tudo. Também é o padrão dos parafusos do Bronco, então essa é uma aposta sólida.
- Como a Ford usa 5x108 para TUDO, pode facilmente pegar algumas rodas/desmontagens com melhor aparência de um Bronco Sport, Explorer, Mustang, Fusion, Ranger, o que quiser. Também existe uma infinidade de rodas de reposição nesta configuração, então não se preocupe. Qualquer direção que queira seguir, praticamente já pode.
- Acabamento:
- Pessoalmente, não sou um grande fã do cromado ou daquele acabamento de plástico pintado de prata que está em tudo hoje em dia. Eu sempre tendo a optar pelo visual preto brilhante nas peças de acabamento, alguns preferem preto fosco ou cinza, o que quiser.
- Plasti-Dip é uma ótima maneira de descobrir o que quer fazer, pois é temporário e fácil de remover e alterar. Basta mascarar a sua peça/painel de acabamento, pulverizar como tinta spray, X-Acto nas bordas quando secar e, em seguida, basta retirar o excesso de volta da peça e pronto. Pode deixá-lo ligado e esperar que fique bom ou retirá-lo e começar de novo.
- Se sabe o que quer e está a procurar uma solução permanente, pode pintá-lo ou embrulhá-lo. Muitas lojas de embrulho de vinil fazem acabamentos ou pode fazê-lo sozinho por menos. Não é muito difícil.
- Iluminação:
- Ughhhh...os faróis. Eles simplesmente não são tão bonitos, a sério (minha opinião). Eu poderia lidar com eles, mas eles apenas fazem com que a caminhonete pareça que comeu muitos nachos, em vez de atlética e capaz.
- Espero que alguém faça unidades de reposição com melhor aparência (Morimoto, etc.).
- Talvez matizar ligeiramente apenas a parte superior?
- Matizar as luzes de mudança de direção? Pontos de bónus se escurecer a "barra" que atravessa a grelha, na qual as luzes de mudança de direção são embutidas. Ficaria fixe todo escurecido.
- As luzes traseiras não são tão más...ainda são halógenas? É 2021! (Literalmente não sei, elas apenas parecem halógenas nas fotos. Posso estar errado). Talvez existam níveis de acabamento mais altos com unidades LED que podem ser trocadas? Caso contrário, as unidades de reposição terão que servir.
- Matizar as luzes traseiras (devo estipular, APENAS com material específico para luzes traseiras como o da LuxeAuto, que tem um padrão especial que permite que quase toda a luz emitida passe, mas ainda parece fumado). Fácil o suficiente para fazer sozinho.
- Decalques da carroçaria:
- Não é a minha preferência pessoal, mas tenho a certeza de que alguns de vocês acham que uma faixa preta na lateral com "M A V E R I C K" recortado ficaria muito bem, ou algo parecido. Apenas a colocar aqui.
- Película para vidros:
- Também depende da preferência pessoal, eu, por um lado, iria 20% em todos os lados e faria uma faixa de viseira de 15% no para-brisas. É bom ter privacidade e faz com que qualquer carro pareça mais elegante. Obviamente, verifique as leis locais e não matize tão escuro que não consiga ver à noite.
Isso é quase tudo o que consegui pensar exaustivamente no momento, embora tenha a certeza de que há coisas que não cobri. Se for o caso, deixe uma resposta!
Ansioso para ver que tipo de coisas vocês fazem com os seus Mavericks.
Saudações!